Já parou pra pensar como funciona?
[caption id="attachment_2037" align="alignnone" width="900"]
Não é tão simples como parece leia a matéria e entenda. (Foto: Cittamobi)[/caption]
Fonte: Cittamobi
[caption id="attachment_2037" align="alignnone" width="900"]

- Mapeamento - Tudo começa com o processo de mapeamento dos pontos de parada de ônibus de uma cidade. Porém, a disposição de pontos de parada é extremamente dinâmica, e estes frequentemente mudam de lugar. Por essa razão alguns pontos podem parecer fora de lugar, se repetir, ou não aparecer.
- Cadastros - Utilizando como base os pontos de parada mapeados, é necessario criar cadastros das linhas da cidade, quais empresas operam estas linhas, quais veículos estão em cada linha, e quais os horários programados de passagem dos veículos.
- Monitoramento - Depois de tudo estar devidamente cadastrado, são instalados nos ônibus pequenos transmissores, de modo que sua posição captada por GPS possa ser enviada constantemente por sinal de celular - utilizando a tecnologia GPRS - para os nossos servidores.
- Base de Dados - As informações dos veículos são recebidas por nossos servidores e armazenadas por uma grande base de dados, e a partir desse momento ficam disponíveis para serem posteriormente utilizadas.
- Cálculos - Com base nas informações disponíveis, são executados inúmeros cálculos considerando trânsito, posição dos veículos, linhas cadastradas, e outras variáveis, para gerar as previsões de chegada/saída dos veículos em cada ponto mapeado.
- Previsões - Finalmente as previsões ficam disponíveis para você visualizar no Aplicativo.
- Alterações - Quando ocorrem alterações de pontos de parada, linhas, veículos e horários, a base de dados é atualizada e as previsões são recalculadas. Infelizmente, dado a frequência em que essas alterações ocorrem no dia-a-dia, essas informações podem ficar desatualizadas por algum período se por algum motivo elas não forem enviadas para o Aplicativo, com isso gerando previsões imprecisas.
Fonte: Cittamobi