Imagem1565

Direitos Iguais: Mais uma inovação no transporte público da Santa Rita/PB.

A SIM - Sistema Integrado Metropolitano é a mais nova empresa de transporte coletivo na grande João Pessoa a oferecer oportunidade de trabalho ao sexo feminino conduzindo um ônibus.





Não é impressão. Existem mais mulheres na direção dos ônibus na região metropolitana de João Pessoa. Ainda que seja um número tímido, a quantidade de motoristas femininas conduzindo os coletivos cresceu 500% nos últimos três anos.

Em 2012, tínhamos apenas duas mulheres condutoras de ônibus na região metropolitana de João Pessoa, hoje já são sete (07). A mais nova contração de uma mulher para dirigir um ônibus foi feita no ultimo dia 1º de fevereiro de 2015, pela SIM - Sistema Integrado Metropolitano, que opera na linha Santa Rita/João Pessoa. Segundo levantamento feito pela Organização Não Governamental Educar para o Trânsito Educar para Vida – ETEV, essas profissionais do volante trabalham nas seguintes cidades:

João Pessoa – quatro (4) mulheres condutoras de ônibus

Santa Rita - duas (02) mulheres condutoras de ônibus

Bayeux – uma (01) mulher condutora de ônibus

A ONG ETEV acompanhou uma viagem a bordo do ônibus 5013 na linha 5003 Santa Rita/João Pessoa conduzido por Rosilene da Silva Rodrigues, de 35 anos. Motorista, habilitada há treze anos, e percebeu que, apesar de estar adaptada com mulheres dirigindo carros de passeio, parte dos passageiros ainda se surpreende ao subir em ônibus e deparar com uma mulher ao volante.



Mesmo diante de tantos avanços conquistados pelas mulheres no mercado de trabalho ainda existem áreas onde os homens predominam.  O setor de transporte é uma delas. O número de mulheres no sistema de transporte coletivo, ainda é pequeno, mas para Luiz Carlos André, presidente da ONG ETEV, esse cenário vem mudando.

Postar um comentário

Deixe um comentário!

Notícia anterior Próxima Notícia