Uma experiência com tecnologia importada foi testada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo anos atrás, mas não estão mais em circulação, segundo a Coppe/UFRJ
Os fartos
royalties de petróleo recebidos pelo município de Maricá em 2018 viabilizaram
uma parceria com a Coppe/UFRJ para colocar nas ruas da cidade praieira o
primeiro ônibus a hidrogênio com passageiros do País com tecnologia 100%
nacional e emissão zero de carbono. Uma experiência com tecnologia importada
foi testada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo anos
atrás, mas não estão mais em circulação, segundo a Coppe/UFRJ.
A parceria com a prefeitura de Maricá visa a diversificação da economia local, e o uso sustentável dos recursos oriundos dos royalties do petróleo. "O projeto tem como objetivo criar mecanismos para fazer de Maricá um polo nacional na produção de tecnologias sustentáveis e produção de conhecimento na área. Sendo o primeiro passo para construção do Parque Industrial Sustentável que gerará receita, conhecimento e oportunidades de emprego em Maricá", informou a Coppe/UFRJ.
Balneário turístico do Rio de Janeiro, Maricá ficou nacionalmente conhecido
após o ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em um telefonema grampeado
com o ex-presidente Lula, comparar o sítio de Atibaia, alvo da Lava Jato, ao
município. O acordo com a universidade visa também o desenvolvimento industrial
de tecnologias sustentáveis na cidade.
A
solenidade de assinatura do acordo será realizada amanhã em Maricá contará com
a presença do prefeito de Maricá, Fabiano Horta; do diretor de Relações
Institucionais da Coppe, professor Luiz Pinguelli Rosa; e do coordenador do
Laboratório de Hidrogênio (LabH2) da Coppe, professor Paulo Emílio de Miranda.
O ônibus híbrido elétrico-hidrogênio, desenvolvido na Coppe sob coordenação do
professor Paulo Emílio, foi apresentado no município em agosto deste ano.
Como funciona
O
ônibus híbrido é movido a energia elétrica, obtida de bateria abastecida na
rede e complementada com energia produzida a bordo, por meio de pilha a
combustível alimentada com hidrogênio. Desenvolvido no Laboratório de
Hidrogênio (LabH2), sob coordenação do professor Paulo Emílio de Miranda, é um
veículo silencioso, com eficiência energética maior que a dos ônibus a diesel e
com emissão zero de poluentes. O ônibus tem autonomia de 330 km e atende às
exigências para veículos de uso urbano no Rio de Janeiro.
"O veículo desenvolvido pela Coppe tem como resíduo água potável. Para maior comodidade dos passageiros, o ônibus tem piso baixo, suspensão a ar, vem equipado com ar condicionado, tomadas de 127V e USB em cada assento para recarga de dispositivos pessoais e acesso gratuito à internet por conexão sem fio", informou a Coppe/UFRJ.Com informações: Estadão
 

