Serviço será em Montevidéu Frota de táxis terá 300 unidades movidas a eletricidade
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| Modelo da BYD circula desde 2016 pela Cutcsa – Foto: Divulgação – IM (governo municipal de Montevidéu) |
O Ministério da Indústria, Energia e
Mineração (MIEM) do Uruguai anunciou nesta quinta-feira, 13 de dezembro de
2018, uma série de investimentos em veículos elétricos.
Segundo o órgão, há um excedente de
energia no País, o que justifica a ampliação, inicialmente, da frota de táxis
de Montevidéu, e a implantação de serviços de ônibus elétricos.
O próximo passo seria incentivar que a
população tenha carros particulares elétricos.
De acordo com o assessor-economista da
pasta, Ruben Garcia, à Xinhua, agência de notícias oficial do governo chinês,
uma comissão interinstitucional liderada pelo MIEM busca promover a mobilidade
elétrica e concedeu benefícios fiscais para a importação de veículos, entre
outras medidas.
Além disso, o governo vai subsidiar o
preço da energia para frotas de serviços públicos, como ônibus, táxis e
veículos de autarquias.
À mesma agência, o diretor de transporte
do município de Montevidéu, Gonzalo Márquez, anunciou que no ano que vem, a
cidade terá uma linha operada apenas por ônibus elétricos, a Central – CA1.
Segundo ele, sem necessidade de qualquer
tipo de alteração na rede elétrica, é possível implantar uma frota de 100
ônibus elétricos para diversas linhas no sistema.
Atualmente, há apenas um ônibus da BYD
circulando desde 2016, pela Compañía Uruguaya de Transportes Colectivos S.A. –
, que atua em Montevidéu.
Uma cooperativa de transportes opera de
forma experimental desde agosto, um ônibus híbrido (diesel-elétrico) da marca
Yutong (ZK CHEVG 6125).
Tanto BYD como Yutong são fabricantes
chinesas.
A frota de táxi de Montevidéu conta com
24 unidades elétricas da BYD e, nos próximos dias, serão colocadas em
circulação mais 30. O objetivo é finalizar o ano de 2019 com 300 unidades em
todo o País.
Segundo a agência chinesa, a
Administração Nacional de Usinas e Transmissões (UTE), empresa estatal de
energia, possui 90 veículos elétricos para o seu serviço técnico, a maior frota
da região.
O governo uruguaio diz que 98% da geração
da energia elétrica no Papis são de origem limpa, como por hidrelétrica e
eólica, o que também justificaria mais investimentos em eletromobilidade.

