Tradicional cliente de ônibus da Volvo Bus Latin America, o sistema de transporte público Transmetro, da Cidade da Guatemala, capital do país homônimo, fez jus a freguesia da marca sueca ao adquirir 30 novos ônibus para renovar e reforçar sua frota, deixando-a mais moderna e com maior capacidade de transporte.

A capital guatemalteca é a primeira cidade da América Central a utilizar a versão biarticulada para o transporte urbano.
Dos 30 chassis adquiridos pela Administração Municipal, 20 unidades são articulados e 10 biarticulados. “Nossos veículos de alta capacidade de transporte estão cada vez mais conquistando espaço nos sistemas de transporte de transporte urbano das cidades de médio e de grande porte da América Central”, disse Silvia Gerber, presidente da Volvo Colômbia e responsável pelos negócios de ônibus da marca na América Central.
A robustez e a disponibilidade dos veículos são algumas das características dos chassis Volvo. De acordo com a montadora, algumas de suas unidades mais antigas em operação no Transmetro já rodaram mais de 2 milhões de quilômetros sem a necessidade de intervenção no motor. “Os operadores de transporte da Guatemala estão renovando a frota porque o desempenho dos chassis Volvo é um destaque na operação, sendo que os mesmos ainda aliam a alta disponibilidade, o menor custo por passageiro transportado e o qualidade do atendimento de pós-vendas”, comentou Silvia Gerber.
O negócio com o Transmetro ainda envolveu o programa de manutenção preventiva e corretiva oferecida pela Tecum, representante da marca Volvo na Guatemala, com atendimento personalizado ao cliente, com atenção 24 horas para garantir a máxima disponibilidade dos ônibus.
As carroçarias são do modelo Viale BRT, desenvolvido pela Marcopolo. A versão biarticulada possui 28,13 metros de comprimento, idealizada para aplicação nos sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos. Conta com oito portas de serviço em nível e tem capacidade para transportar 55 passageiros sentados e 195 passageiros em pé. Já a versão articulada tem 20 metros de comprimento e capacidade para 51 passageiros sentados e 62 em pé. Para a fabricante gaúcha, seu modelo Viale BRT se destaca pela maior largura interna, associada à configuração das poltronas, proporcionando maior área livre e facilitando a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. As unidades exportadas ainda contam com sistema de ventilação CityVent, que proporciona uma renovação de ar mais eficiente, menor custo de manutenção e operação, baixo nível de ruído e melhor controle da ventilação trazendo mais conforto para os passageiros, três monitores, três câmeras de monitoramento e internet sem fio (Wi-Fi). “Nos últimos anos, o governo da Guatemala vem investido consistentemente na aquisição de novos ônibus para a elevação do padrão de qualidade do transporte coletivo. A Marcopolo já forneceu mais de 80 ônibus e nosso objetivo é consolidar a nossa marca nesse importante mercado”, explicou o gerente-executivo de negócios internacionais da Marcopolo, Rodrigo Pikussa.
Oferecendo um transporte coletivo mais eficiente, rápido, acessível e de grande conforto, o Transmetro tem a previsão de beneficiar mais de três milhões de pessoas, com veículos que possuem elevada capacidade de transporte de passageiros que trafegam em pistas exclusivas nas principais vias da cidade. Melhorar a mobilidade local, contribuir para a preservação ambiental, com a redução da emissão de poluentes, e proporcionar o menor custo operacional são os motes do sistema guatemalteco.
Com informações: Revista autobus / Imagem – Volvo Bus LA