Hoje, só nove veículos rodam com o B20 – ainda menos poluente do que o biocombustível mais comum.
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Secretário de Mobilidade e diretor da Ubrabio andam em ônibus movido a biodiesel B-20 (Foto: Lucas Vidigal/G1) |
A Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal prometeu, nesta sexta-feira (16), abastecer "a maioria" dos cerca de 2,7 mil ônibus da capital com o biodiesel B20 até o ano que vem. Por enquanto, apenas nove veículos recebem esse biocombustível, ainda menos poluente que o biodiesel tradicional.
O anúncio foi feito pelo atual chefe da pasta, Fábio Damasceno. Questionado, ele não soube informar um cronograma exato para a substituição do biodiesel pela versão B20.
“Os motores de todos os ônibus que percorrem o DF podem receber o B20. Mas ainda precisamos resolver questões técnicas com o governo federal, como preço e o fornecimento.”
Produção nacional
O B20 a ser utilizado nos ônibus deve ser produzido no Brasil. Além de adotar o consumo, o governo do DF diz haver expectativa de produção do biodiesel na capital federal.
Segundo estimativa do Ministério do Minas e Energia, a produção interna do biodiesel representa economia de R$ 10 milhões a R$ 15 milhões aos cofres nacionais.
O diretor-superintendente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene, Donizete Tokarski, comemorou a adoção do B20 no DF. “Brasília deu um exemplo de pioneirismo, mais uma vez. Assim como o respeito à faixa de pedestres, a cidade virou referência no restante do país em uso dos biocombustíveis nos ônibus.”
Com informações: G1 DF