Imagem1565

No ES: Sindicato diz que é culpa da crise e número de viagens diminui em ônibus de Vitória, diz secretaria

Foram 2,5 mil viagens a menos que em 2014, nos seis primeiros meses.
Para Sindicato dos Rodoviários, a situação é por conta da crise.

Coletivos da linha 212 irão circular durante toda a madrugada nos dias dos desfiles das escolas de samba (Foto: Elizabeth Nader/ Prefeitura de Vitória)



O número de viagens nos ônibus municipais de Vitória caiu sensivelmente, segundo a Secretaria Municipal de Transporte. Foram, em média, 2573 viagens a menos nos seis primeiros meses de 2015, se comparando o mesmo período do ano de 2014.

Para o Sindicato dos Rodoviários, a queda e readequação das linhas dos coletivos se deve à crise e já gera comoção entre a categoria.

"Quando deixa de ter passageiros, o número de ônibus é reduzido e, por causa disso, demissões acabam acontecendo. Cada ônibus são de 4 a 5 funcionários entre cobrador e motorista, fora mecânicos. Temos empresas que sofrem as consequências por conta disso", explicou Edson Bastos, primeiro-secretário da entidade.

A Secretaria de Transporte de Vitória confirmou a redução e readequação das linhas, mas negou que a crise tenha sido fator determinante na diminuição das operações.Por meio de nota, o órgão explicou que realiza estudos para que haja equilíbrio entre a demanda e a oferta e, caso constatado a necessidade, seja feita a readequação na oferta de viagens.

A secretaria salientou também que algumas linhas, mesmo com diminuição de demanda, não podem ser alteradas para não diminuir a qualidade do serviço ofertado.

Os números
Entre janeiro e junho de 2014, os coletivos de Vitória fizeram 309.173 viagens, enquanto nos mesmos meses do ano de 2015, o número caiu para 293.752. Foram 15.441 viagens a menos quando os períodos são comparados.

O mês com quedas mais drásticas foi fevereiro, que registrou 49.380 viagens em 2014 e 44.119 em 2015, registrando uma diminuição de 5.261 no número de viagens. Enquanto fevereiro apresentou uma diferença grande, meses como março e junho tiveram quedas menos expressivas, contando com 333 e 664 viagens a menos, respectivamente.

Com informaçoes: G1 ES

Postar um comentário

Deixe um comentário!

Notícia anterior Próxima Notícia