Imagem1565

Na BA: Salvador registra 140 assaltos a ônibus por mês em 2015, diz SSP

Este ano foram registrados 562 roubos, uma média de 4 assaltos por dia. Assaltos são mais frequentes nas Avenidas Bonocô, Paralela e Suburbana.

[caption id="" align="alignnone" width="640"] Salvador registra 140 assaltos a ônibus por mês em 2015, diz SSP (Foto: TV Bahia)[/caption]



Salvador tem uma média de 140 assaltos a ônibus em 2015, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Este ano, já foram registrados 562 roubos, uma média de 4 assaltos por dia. Na segunda-feira (20), um homem suspeito de assaltar passageiros no interior de um ônibus foi preso na capital ao tentar escapar pelo mar.

De acordo com um levantamento da SSP, as localidades onde ocorrem assaltos a ônibus com mais frequência na capital baiana são as Avenidas Bonocô, Paralela e Suburbana. Em 2014, as regiões onde mais ocorreram assaltos a ônibus foram Tancredo Neves (274), Brotas (157) e Itapuã (142).

Segundo a secretaria, no momento do assalto, os ladrões visam principalmente dinheiro, relógios e celulares. Uma das vítimas de assaltantes foi Celça Cristina. Ela teve os pertences levados no fim do ano passado dentro de um ônibus na Avenida Bonocô, quando voltava do trabalho. "Nunca mais eu tive paz, nunca mais eu tive sossego. Quando eu entro no ônibus, eu só relaxo quando eu chego no local onde eu vou soltar para ir para casa", relata.
Segurança

Muitos coletivos possuem diversas câmeras de segurança espalhadas pelos ônibus, apesar disso, há quem não se sinta seguro. "A gente tem que fazer o nosso papel e pedir a Jesus para dar proteção", conta o motorista Wellington da Silva.

De acordo com informações da delegacia especializada a roubos em coletivos, 80% das imagens pedidas pela polícia de assaltantes em ação não são entregues pelas empresas de transporte. Do material que chega à delegacia, metade é de má qualidade e não ajuda a identificar os suspeitos.

"A nossa perplexidade é porque que essas câmeras, essa tecnologia não é usada para detectar essa violência urbana. A gente faz um apelo aqui, que a mesma tecnologia de smartphones, por que que não adota também na segurança pública? A segurança pública para nós é fundamental, não só para os trabalhadores, mas também para os passageiros", disse o diretor do sindicato dos rodoviários, Daniel Mota.

De acordo com Edemilson Francisco, capitão da Polícia Militar e subcomandante da Operação Gêmeos, a polícia observou que, na maior parte dos casos, os suspeitos de roubar ônibus moram na mesma região onde praticaram o assalto.

"A PM procura identificar os indivíduos que praticam o roubo em coletivos. Dispomos de informações detalhadas sobre os pontos onde acontece os roubos de coletivo em Salvador. Na maioria das vezes a gente tem percebido que os elementos que roubam ônibus são da própria área onde mora", explica.

Fonte: G1 BA

Postar um comentário

Deixe um comentário!

Notícia anterior Próxima Notícia